http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/copa-do-mundo-2014/cansa%C3%A7o-na-copa-do-mundo-ser%C3%A1-maior-para-portugal-e-alemanha-1.863169
QUANDO SE FALA EM RENDIMENTO E PERFORMANCE DA MAIOR COMPETIÇÃO DO MUNDO EM NÍVEL TÉCNICO, CULTURAL, FINANCEIRO, HISTÓRICO É IMPORTANTE SE ATENTA PARA O SEGUINTE FATOR:
"JOGOS FORTES CAUSAM FADIGA IMEDIATA E AVARIA DE TECIDOS. DEPENDENDO DA INTENSIDADE DA PARTIDA , VOCÊ PODE PRECISAR DE 3 DIAS PODENDO CHEGAR A 6 DIAS PARA RECUPERAÇÃO COMPLETA SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÕES POSSIVEIS AGRAVANTES COMO A ESTRATEGIA DE RECUPERAÇÃO (CRIOTERAPIA, MASSAGENS) REPOSIÇÃO ENERGÉTICA, DESGASTE DECORRENTE DA TEMPORADA TAMBÉM INFLUENCIÁRIA NESTA RECUPERAÇÃO, OU SEJA 48 HORAS A MAIS DE RECUPERAÇÃO EM UMA COMPETIÇÃO QUE PODE SER DECISIVA NAS DEGASTANTES PRORROGAÇÕES, É UM FATOR QUE PODERÁ SER DETERMINANTE ENTRE A VITORIA OU A DERROTA, SUCESSO OU FRUSTRAÇÃO DE TODA UMA NAÇÃO. PELA INFLUENCIA DOS DESGASTES E TEMPO DE RECUPERAÇÃO ENTRE UMA E OUTRA PARTIDA, HORAS A MAIS DE RECUPERAÇÃO ACUMULATIVA EM UMA COMPETIÇÃO CURTA É ALGO QUE DEVE SER CONSIDERADO QUANDO A MAIOR ENTIDADE DE FUTEBOL FORMULA A TABELA.
MAS A FIFA IGNOROU TODAS ESTAS INFLUENCIAS AO MONTAR A TABELA NAS OITAVAS DE FINAIS ONDE :
OU SEJA SE ANALISARMOS A RECUPERAÇÃO ACUMULATIVA( SOMATÓRIO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO ENTRE AS PARTIDAS) A SELEÇÃO MAIS PREJUDICADA COM ESSA IMPARCIALIDADE DA TABELA SERÁ 1º G ALEMANHA/ PORTUGUAL POIS CHEGANDO A FINAL COM A ARGENTINA POR EXEMPLO TERÁ UM DEFICIT DE 96H DE RECUPERAÇÃO EM COMPARAÇÃO A SUA ADVERSARIA.
EM CONTRAPARTIDA AS SELEÇÕES MAIS BENEFICIADAS COM ESSE MODELO DE TABELA BENEFICIA ALGUMAS SELEÇÕES EM DETRIMENTO DE OUTRAS SERA A 1B ESPANHA / HOLANDA QUE CHEGANDO A FINAL CONTRA ESPANHA OU PORTUGUAL TERÁ 96H A MAIS DE RECUPERAÇÃO ACUMULATIVA.
JÁ O BRASIL SENDO O SEGUNDO DO GRUPO CHEGANDO A FINAL COM 2ºA ITALIA/ INGLATERRA OU 2ºD ALEMANHA / PORTUGUAL TERÁ 96H A MAIS DE RECUPERAÇÃO ACUMULATIVA EM COMPARAÇÃO SUA ADVERSARIA ALGO SIGNIFICATIVO PARA DECIDIR UM CAMPEÃO INDEPENDENTE DAS QUALIDADES TÉCNICAS E TÁTICAS DAS EQUIPES.
MATÉRIA JORNAL" O TEMPO "COM PROFESSOR SAMUEL SOUZA: