quinta-feira, 15 de abril de 2010

Execicio de CONTRA PESO para evitar lesões em tornozelo e joelho de atletas.







Ola venho falar de um trabalho que estou iniciando ,um dia refletindo sobre os milhões investidos em atletas profissional sobre tudo no futebol e muitas das vezes eles ficam meses parados por entorse em tornozelo e joelhos que estão entre as lesões mais comum no meio do futebol (Durante os torneios de futebol organizados pela FIFA e Jogos Olímpicos entre os anos de 1998 e 2001, as lesões ocorreram predominantemente no tornozelo (17%), coxa (16%), perna (15%) e joelho (12%).Pensando nisso venho propor um trabalho denominado "Contra Peso" com o objetivo de previnir possiveis lesões que um jogador poderá sofrer durante uma competição.Este exercício pode ser mais uma alternativa para a redução da incidência de lesões de membros inferiores de jogador.

O trabalho de prevenção muitas das vezes é deixado de lado por visarem somente o máximo do rendimento do atleta, mas também deve-se buscar meios de prevenção para que diminua a incidência de lesões em atletas e venha prejudicar o trabalho de uma equipe ou mesmo a qualidade do desempenho desportivo individuais, além de promover a melhora da performance dos atletas que não perderão tempo com o tratamento destas lesões e menos gastos financeiros serão despendidos.

Este exercicio é feito na cama elastica na qual faço um trabalho de fundamento com o atleta em apoio unipedal efetuando passes diversos , esta instabilidade da cama elastica trará um feedback dos membros ao sistema nervoso central ,o SNC processa estas informações vindas de terminações nervosas especializadas ou de mecanoceptores que estão localizados na pele, músculo, tendão, cápsula articular e ligamento. Esta instabilidade gerada pelo elastico somada ao peso corporal que a todo momento terá que se estabilizar fará com que os ligamentos (tornozelo e joelho) venham a se fortalecer evitando assim lesões no decorrer da temporada devido ao aumento de força nestas regiões.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Exercicio Funcional para ganho de força em Quadriceps e Abdômen.

Ola amigos leitores venho demonstrar mais um exercicio inédito para uma melhor perfomance de atletas. Este exercicio consiste em um trabalho de suspenção na qual a resistência gerada pelo elastico faz com que tenha um ganho de força na coxa (quadriceps), abdômen como também um fortalecimento de peitoral e lombar.Um trabalho bem completo que aconselho a ser incluidos nos treinos de atletas de alto nivel para uma melhor desenvolvimento na valência fisica força. Neste video vocês poderão ver o trabalho com maior detalhes na qual o atacante Ricardo Paiva da equipe profissional de futebol do Sport club juiz de fora efetua o exercicio sobre o meu comando.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Importância de controlar o VO2 em jogador de futebol.


O VO2 é o volume máximo de oxigênio que individuo consegue utilizar por minuto, isto
estará diretamente ligado a sua resistência nos gramados. Muito se fala que o futebol é em sua maioria anaerobio ou seja decidido pela força , velocidade ,sprints todavia o que poucos se alertam que para uma resistencia
a toda esta sobre carga que é imposta durante uma partida de futebol é necessario um acrescimo do VO2 do atleta para que a sua resistência aerobia tenha um feedback a sobre carga imposta em uma partida de futebol.
Caso a resistência aerobia não esteje bem desenvolvida o atleta não conseguira
imprimir uma velocidade as jogadas com receio de se fadigar rapidamente ou seja ocorrer um aumento brusco de lactato e levar a fadiga.Em cima disso eu como preparador fisico da equipe profissional do SPORT CLUB JUIZ DE FORA fiz um trabalho intenso para ter um acrescimo no volume maximo do oxigenio utilizado por minuto dos meus atletas pois após o teste verifiquei que o VO2 dos atletas que se apresentaram era em media35,6ml/kg/min. e o ideal para um atleta profissional é em torno de 60 ml/kg/min. Um bom VO2 para o atleta profissional é tão importante como um alicerce em uma construção,é a base para todo o trabalho anaerobio.Com o desenvolvimento do VO2(resistencia aerobia)o jogador melhorará sua capacidade de resistência sob condições de sobre carga e mais rapido atinge um estado otimo de reação após a sobrecarga. Também apresentará uma melhor capacidade de concentação no decorrer do jogo.
Para finalizar realmente no futebol se deve preocupar com a parte anaerobia,mas nunca desmerecer a importância da resistencia aerobia dos atletas pois os jogos cada vez mais vem sendo decidido nos minutos finais, isto devido a redução da força e da concentração em consequência do desenvolvimento insuficiente do VO2(resistencia aerobia) para suportarem durante um maior tempo a sobre carga de sprints e execução de movimentos de força.